Tuesday, January 30, 2007

*******SAUDADES DA ATRIZ SANDRA BREA *******


*******Sempre invadi a casa dos outros para levar alegria. Agora levo também informação."*******
Frase de Sandra Bréa, ao anunciar ser portadora do vírus HIV.
"Descobri que minha vida sempre foi mágica e que Deus me ama escandalosamente. Se eu reclamar de minha vida é que eu não presto."

Faleceu em sua casa no Rio de Janeiro, na manhã do dia 4 de maio, a atriz Sandra Bréa. Com 13 anos, Sandra iniciou sua carreira como modelo, passando para o teatro de revista e a seguir para papéis mais consistentes no teatro. Quando foi convidada para fazer televisão.

Modelo e atriz de teatro (estréia em "Plaza Suite", 1968), de cinema (estréia em "Um Whisky Antes, Um Cigarro Depois", 1969) cinematográfica e de telenovelas; "sex-symbol" dos anos 1970, destaca-se nas Redes Globo e Bandeirantes (anos 1980); primeira personalidade feminina a assumir publicamente no país ser soro-positiva (08/1993).

Considerada com todos os méritos, uma das mulheres mais bonitas do país. Era conhecido também, seu temperamento forte e coragem para defender causas consideradas tabus na década de 70 e 80, em plena ditadura militar. Quando inclusive, posou nua. Há muitas histórias sobre sua responsabilidade para com a profissão, como quando no espetáculo teatral Liberdade..., cortou sua mão em cena, sofrendo hemorragia. Recebeu sangue nos bastidores e insistiu em terminar o espetáculo, desmaiando logo ao final. Sandra Bréa faleceu aos 47 anos, vítima de complicações com um cancêr de pulmão e também, da Aids. A qual tornara público ser portadora, desde 1993.

Na época, informou ter sido contaminada numa transfusão de sangue, após um acidente automobilístico. Mais tarde recontou o episódio, quando disse que manteve relações sexuais com pessoas, que mais tarde, soube serem portadoras da doença. No últimos tempos vinha se queixando de ter sido abandonada pela classe artística. Sandra Bréa foi sepultada no dia 6 de maio, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, com a presença de poucos artistas. A atriz deixa um filho adotivo.

Sandra Brea Faleceu no dia 04/05/2000, 13:04 h, em sua casa, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil Causa: Câncer no pulmão (após uma parada respiratória, agravada pela AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome")Hoje Sandra Brea e sempre sera uma Estrela que Brilha la no Ceu.

Saudades de seus Amigos Familiares e fás.

Roberto Secio 31/01/2009.

No comments: