Wednesday, February 21, 2007

****Beija-Flor é a campeã do Carnaval carioca; Grande Rio é vice****


O casal Edinho(e), e a rainha de bateria Raíssa (c), fazem a festa na quadra da Beija-Flor

***Beija-Flor é a campeã do Carnaval carioca; Grande Rio é vice***

A Beija-Flor de Nilópolis é a escola de samba campeã do Carnaval 2007, com 399,3 pontos conferidos pelo júri. A segunda colocada, Acadêmicos do Grande Rio, obteve 397,9 pontos. A Mangueira ficou em terceiro. Este é o nono título da Beija-Flor, que desfilou com o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana", sobre as dinastias guerreiras africanas.

A escola foi campeã consecutivamente em 2003, 2004 e 2005.A Beija-Flor, nascida em 1948, foi a última escola a desfilar, na manhã de terça-feira. Saiu da Avenida às 6h35 mas manteve alto nível de energia na Marquês de Sapucaí.O enredo da escola exaltou os traços africanos do Brasil.

Os aspectos naturais do continente, seus animais e sua vegetação, foram retratados no primeiro setor da escola. A África "baiana" também teve seu espaço, na homenagem aos terreiros de candomblé. No fim do desfile, a Beija-Flor fez uma referência ao Rio de Janeiro, principalmente aos bairros da Gamboa e Saúde, que já receberam a denominação de "pequena África".

Entre as celebridades, o destaque foi o ator Edson Celulari, que tocou repique. A escola contou com Neguinho da Beija-Flor interpretando seu samba-enredo. Ele está na escola há 32 anos. O gigantesco beija-flor de 10 metros de comprimento sobre o carro abre-alas anunciou um desfile cheio de fantasias luxuosas, com muitas plumas, e carros com detalhes rebuscados.

A bateria veio fantasiada em alusão ao soberano do reino africano de Daomé. Fato raro na Avenida neste ano, a rainha era da própria comunidade: Raíssa de Oliveira, de 16 anos, é da escola há cinco anos. Outro destaque, num carro alegórico, foi Cláudia, filha da legendária porta-bandeira Pinah Ayoub. A Beija-Flor conquistou seu primeiro campeonato em 1976, com o carnavalesco Joãosinho Trinta, que passou 17 anos com a escola.

Em 1989 apresentou um de seus desfiles mais ousados, com o enredo "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia", que trazia uma ala de mendigos e uma imagem do Cristo Redentor, coberto por ordem da Igreja. Grande RioA Grande Rio, que também foi vice-campeã em 2006, homenageou Duque de Caxias, a cidade onde é sediada. O samba-enredo "Caxias - O Caminho do Progresso, um Retrato do Brasil" reverenciou ícones locais do esporte, da música e da política.

Alguns deles foram Zeca Pagodinho, que desfilou em carro alegórico, e o deputado dos anos 60 Tenório Cavalcanti, o controverso "Homem da Capa Preta", revivido pelo ator José Wilker na avenida como já havia feito em filme de 1986.

A Grande Rio foi a escola com maior número de celebridades em suas fileiras. A que mais recebeu atenções foi a rainha da bateria Grazi Massafera. Desfilaram ainda na escola as atrizes Betty Lago, Fernanda Lima e Nívea Stelmann, a apresentadora Ana Maria Braga e os atores Raul Gazolla e Marcos Paulo.MangueiraA Mangueira levantou o público com o enredo "Minha pátria é minha língua, Mangueira meu grande amor. Meu samba vai ao Lácio e colhe a última flor", sobre a língua portuguesa falada do Brasil. A escola homenageou poetas, compositores e escritores de clássicos brasileiros. Houve várias tensões em torno do desfile.

A mais rumorosa envolveu a sambista Beth Carvalho, com 36 anos de escola. Por falta de organização da escola, a cantora foi até um carro, que a mandou para outro, e por fim, um integrante da direção disse que ela não desfilaria naquele carro. Magoada, a madrinha da velha guarda saiu aplaudida pelo público.




Com o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana", a escola conquistou o campeonato do Carnaval 2007. Assim, a agremiação é a que mais conquistou títulos nesta década na Marquês de Sapucaí: 2003, 2004, 2005 e este ano.

Nascida em 1948, na cidade de Nilópolis, a Beija-Flor conquistou seu primeiro campeonato em 1976, com o carnavalesco Joãosinho Trinta, que passou 17 anos com a escola.

Em 1989 apresentou um de seus desfiles mais ousados, com o enredo "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia", que trazia uma ala de mendigos e uma imagem do Cristo Redentor, coberto por ordem da Igreja. A escola já conquistou o campeonato no Carnaval carioca oito vezes.
Cores oficiais: Azul e Branco.

*******SAMBA-ENREDO*******


"Áfricas: do berço real à corte brasiliana"Olodumaré, o Deus maior, o Rei Senhor
Olorum derrama a sua alteza na Beija-Flor
Oh! Majestade negra, Oh! Mãe da liberdade
África: O baobá da vida Ilê Ifé
Áfricas: Realidade e realeza, axé
Calunga cruzou o mar
Nobreza a desembarcar na Bahia
A fé nagô-yorubá,
Um canto pro meu orixá tem magia
Machado de Xangô, Cajado de Oxalá
Ogum yê, o onirê, ele é Odara
É jeje, é jeje, é querebentã
A luz que vem de Daomé, reino de Dan
Arte e cultura, casa da mina
Quanta bravura negra divina
Zumbi é rei
Jamais se entregou, rei guardião
Palmares hei de ver pulsando em cada coração
Galanga pó de ouro e a remissão enfim
Maracatu chegou Rainha Ginga
Gamboa, a pequena África de Obá
Da Pedra do Sal viu despontar a Cidade do Samba
Então dobre o run
Pra Ciata d’Oxum imortal
Soberana do meu carnaval na princesa nilopolitana
Agoye o mundo deve o perdão
A quem sangrou pela história
Áfricas de luta e de glória
Sou quilombola Beija-Flor
Sangue de rei, comunidade
Obatalá anunciou
Já raiou o sol da liberdade.


*******FONTE DE INFORMACÁO*******









No comments: